quarta-feira, abril 27, 2011

Câmara sedia Seminário de Saúde da Mulher


ELISANGELA CARRENHO

Hortolândia — A Câmara Municipal de Hortolândia sediou na noite do dia 7 de abril passado, o Seminário de Saúde da Mulher, que contou com a presença do Dr. Odair Albano, médico especialista do assunto. Participaram também do evento, a Deputada Estadual Ana Perugini, a Vice-Prefeita Jacyra Aparecida Santos de Souza, a Secretária de Educação do Município, Sandra Mara Azevedo Fagundes, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Lourenço Daniel Zanardi, o presidente da Câmara José Nazareno Gomes, o Zezé (PT) e os vereadores: Renata Cristina Belufe Moreno Lippaus, a Renata Belufe (PT), Terezinha Corrêa Prataviera, a Terezinha (PT), Gervásio Batista Pozza (PT) e Edvan Campos de Albuquerque, o Ceará (PSB).

O evento foi idealizado pela vereadora Renata Belufe, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, e contou com palestras ministradas pelo Dr. Odair Albano, médico Ginecologista da UNICAMP (Universidades Estadual de Campinas), que debateu sobre diversos assuntos, dentre eles, os direitos universais da mulher, assim como o seu direito à saúde e higiene.

De acordo com a vereadora Renata Belufe, “é necessário que Hortolândia tenha a saúde como alicerce e base, aliada à construção de políticas públicas para as mulheres, para que se possa garantir assistência às mulheres do município”. Renata destacou que houve liberação de verbas de R$ 440 mil do Governo Federal, conseguidos com o apoio da deputada Perugini, destinados à construção do Centro de Saúde da Mulher, que contará também com serviços emergenciais.

Ana Perugini, por sua vez, afirmou que uma em cada quatro mulheres sofrem constrangimentos na hora do parto, e que, nos dias atuais, é inadmissível que ainda aconteça esse tipo de tratamento. “Estamos trabalhando para erradicar essa forma de pensar; é necessário que não se perca a empatia e compreensão às mulheres com relação a essa questão”, ressaltou Ana.

Para a vice-prefeita Jacyra, “a saúde envolve o ser humano como um todo, e o município está investindo nesse sentido, principalmente na área de saúde da mulher, para que as mesmas sejam assistidas de forma digna”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário