quinta-feira, novembro 11, 2010

As mil faces da comunicação

O blog Inferno Diário estreia nesta quinta-feira a seção com os colunistas convidados. Nesse post, o texto é da Amanda Oliveira, aluna do sexto semestre de jornalismo. Desde já, a equipe do blog agradece à autora pelo tempo disponibilizado para esse humilde blog. Vamos ao texto. Boa leitura!

O Brasil tem alcançado um número bem significante de internautas e o mais impressionante é que os números tem aumentado velozmente. Segundo dados do Ibope/Nielson entre os mêses de setembro e dezembro surgiram 1,2 milhões de brasileiros com mais de 16 anos. É importante ressaltar que o Brasil é o 5º país maior em números de conexões de internet. De acordo com o Ibope 27,5 milhões de usuários acessam a internet em domicílio.

Segundo Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope/NetRatings, o ritmo de crescimento é intenso. E quando o assunto é o tempo usando na frente do computador, o Brasil ganha destaque aparecendo em primeiro lugar, com tempo médio de navegação de 48h26m, em segundo aparece os Estados Unidos com 42h19m e o terceiro lugar vai para o Reino Unido com 36h30m.

Não posso negar que a internet trouxe muitos benefícios para nós usuários. Tem facilitado nossa vida, pois é muito melhor pagar as contas através dela, que enfrentar uma enorme fila no banco. Essa ferramenta tornou-se o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas do rádio e da tv. Oitenta e sete por cento dos internautas utilizam a rede para pesquisas de produtos e serviços, sendo que 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas antes da compra, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online.

Segundo o FGV, são 60 milhões de computadores em uso, devendo chegar a 100 milhões em 2012. Em todo o mundo a cada dia 500 mil pessoas acessam pela primeira vez a internet, a cada minuto são disponibilizadas 20h00 de vídeos no youtube e a cada segundo um novo blog é criado. em 1982 haviam 315 sites na internet, hoje existem 174 milhões. E assim a internet segue, facilitando nossas compras, nossos relacionamentos, nossos estudos, nossa vida.

Porém, existem as outras faces da internet, afinal o que seria do bem se não existisse o mal? Com o avanço da tecnologia, também surgiu o avanço da violência, da falta de amor, e pasmem: até mesmo da comunicação. Assistimos aos noticiários e o índice de violência sexual à crianças e adolescentes através da internet tem crescido de maneira horripilante. As redes sociais estão contribuindo bastante para o uso da mentira e junto vem as decepções amorosas. É bem verdade que estas redes tem nos ajudado a manter contato com familiares, amigos que ao longo do tempo perdemos o contato físico... mas também é verdade que elas (as redes sociais) tem nos ajudado a manter distância das pessoas que estão próximas a nós.

Ultimamente tem me ocorrido um fato interessante. Moro com duas amigas que durante o dia não temos muito contato devido a correria da vida, durante a noite, depois da faculdade quando todas estão em casa, preferimos a compania do computador, cada uma em seu "canto" e aderimos às conversas pelo MSN. O assunto do momento entre Camila e eu, tem sido o Neymar (sua beleza, segundo Camila e a vontade que ela tem de conhecê-lo) jogador do Santos. Ela na sala (provavelmente assistindo jogo do Santos, embora afirme de pé junto que é Corinthiana) e eu no quarto, é claro! a distância? hum.... apenas uma parede!

Essas são as consequências da evolução. Estamos trocando o contato físico pelo virtual.

Sem contar na influência da nova escrita: O internetês. Sairemos por aí diminuindo as palavras e sendo cada vez mais reprovados nos concursos, nas provas, etc. Outro dia me peguei escrevendo um artigo como se estivesse no MSN. Escreví: VOCÊ, "VC"! Ainda bem que percebí a tempo!

A solução agora é escrever em Português no meu Messenger, para não escrever "internetês" no meu cotidiano.

Essas são as mil faces da internet! Fica o recadinho para os leitores: A internet é uma ferramenta essencial, mas cabe à você, usá-la com sabedoria.

Um abraço,

Amanda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário