quinta-feira, novembro 11, 2010

Dia do aluno


Por Tony Claytom

Cena 1: ENEM 2010: mais uma vez o Exame Nacional do Ensino Médio é um fracasso, causando transtornos aos alunos que buscam uma vaga nas universidades do país através de uma bolsa de estudos. O governo não se entende, sendo que o presidente Lula em entrevista, disse: "O exame será repetido quantas vezes for necessário". Já o Ministério da Educação afirmou que "tal possibilidade é impossível".

Cena 2: Professora carioca é indiciada por corrupção e abuso de menor por manter um caso com uma aluna de apenas 13 anos.

Para começar esse texto, faço uma pergunta a vocês: por que não se oficializa o dia do aluno?

Vivemos em um país que tem data comemorativa para diversas profissões e áreas, fora as homenagens que os vereadores do Brasil instituem as mais diversas personalidades. Se não veja por exemplo: o ‘brilhante’ projeto do vereador da Câmara Municipal de São Paulo, Agnaldo Timóteo, do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), no afã de homenagear o rei do pop Michael Jackson, propôs a mudança de nome do Parque Ibirapuera para Parque Michael Jackson.

Sendo assim, gostaria de pedir também que fosse instituído o dia do aluno. Afinal, nós alunos do Brasil e do mundo inteiro somos uma das classes menos favorecidas. Posso dizer, inclusive, que somos deixados de lado pelas autoridades.

Durante o início do 2º semestre de 2010, nós alunos da UNIESP tivemos que recorrer a uma paralisação para que finalmente pudéssemos ser atendidos pela diretoria da mesma e expor o nosso ponto de vista a respeito de diversos assuntos.

Não é de hoje que vemos no noticiário matérias envolvendo chacinas de estudantes por parte de colegas de escola, bem como brigas recorrentes envolvendo alunos dentro de seus respectivos recintos do saber. Lembro que recentemente houve um caso em que um professor, num acesso de raiva, quebrou a porta de uma sala de aula, ofendeu e agrediu fisicamente uma companheira de trabalho. Tudo isso diante dos olhos perplexos dos alunos para qual o docente ministrava uma aula. Esse caso aconteceu no litoral de São Paulo. Também no interior do Estado, nesse ano, uma mãe não só presenciou a briga de sua filha com uma colega de sala, como também instruiu a filha sobre como ela deveria bater na companheira.

Em um país com uma população de 190 milhões de habitantes, o descaso com a educação é cada vez mais evidente. O Brasil ficou atrás da Argentina e do Chile no Índice de Desenvolvimento Humano divulgado pela ONU. Nada contra estar atrás desses países, mas uma nação que assumiu o papel de líder do MERCOSUL deveria, no mínimo, dar o bom exemplo. No IDH, um dos principais fatores é justamente o quão desenvolvido são os países em termos de educação. Todos os países à frente da nossa nação no ranking do órgão das Nações Unidas tem como principal objetivo ter seu povo alfabetizado, com boas condições de estudo e boas instituições de educação.

Sendo que infelizmente no nosso país já não se pode constatar o mesmo sucesso dos vizinhos, até mesmo por conta da imensa desigualdade de todos os tipos que assolam os alunos, que estudam desde as chamadas escolas de ‘lata’, passando por salas de aula improvisadas.

Lembro aqui ainda que a educação é a base para qualquer ser humano, mas para nos sermos  grandes cidadãos, a qualidade do ensino no Brasil precisa melhorar muito e urgentemente.

Pensem nisso!

Viva o aluno brasileiro

Vida que segue. (O semestre está por terminar e por consequência o ano chega ao fim)

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário