segunda-feira, setembro 27, 2010

Não maltrate a língua portuguesa!

Tony Claytom

O português é um dos mais belos idiomas do mundo. Mas apesar da beleza e da sonoridade, a língua portuguesa é motivo de tortura para muitos brasileiros.

Escrever o português correto não é tão simples como pode parecer, uma vez que suas diversas regras sempre acabam por nos confundir. Até hoje, muitos de nós ficam naquela dúvida: "aquela palavra é com s ou com z?"; “será que aqui entra uma vírgula ou não?”. Falando em vírgula, é preciso que haja o maior cuidado possível. Porque o risco de cometer um erro nesse sentido é muito grande.

Como estudante de jornalismo, devo ter o domínio da escrita e da leitura, uma vez que são as matérias primas para reportar com maestria uma peça jornalística. Mas como já dizia o saudoso Vicente Matheus, “quem está na chuva é para se queimar". Ao mesmo tempo, reflito sobre os acadêmicos de letras e filosofia. Ora, perto deles, meus dilemas ortográficos são reduzidos a pó.

Por isso, incessantemente lutarei e usarei este espaço de reflexão para que cada vez mais possa melhorar a qualidade, coerência e coesão dos meus textos. Desde já, agradeço à colaboração dos professores que pegam no meu pé por tão nobre causa, e ao eterno amigo e editor-chefe deste espaço, Fernando Silva, o guerreiro. Que com sua paciência e amizade está sempre revisando os textos deste humilde escriba.

Engraçado que há tempos tenho um projeto que pretendo tirar do papel chamado "Não maltrate o português", afinal ouvir por aí, “pobrema”, “cocrete”, “nós vai”, “nós fumo”, “talba”, ”malmita” e outros erros grotescos por aí, definitivamente, não dá.

Sendo assim, nos resta apenas estudar, ler e escrever, necessariamente nesta ordem, e buscar um lugar ao sol dos que tem o dom de escrever um bom texto.

E a vida vai a todo vapor!

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário