quarta-feira, maio 04, 2011

Câmara de Hortolândia recebe minuta de projeto sobre segurança de Sindicato dos Bancários

Jeferson Boava entrega a minuta do projeto de Lei  ao Presidente da Câmara, Zezé (PT)  
ELISANGELA CARRENHO

O presidente da Câmara Municipal de Hortolândia, José Nazareno Gomes, o Zezé (PT), se reuniu no dia 28 de abril com o Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, no Gabinete da Presidência da Câmara, para tratar de assuntos relacionados à segurança das agências bancárias do município. O presidente do Sindicato, Jeferson Boava, entregou a Zezé a minuta de um projeto de lei sobre segurança nos bancos, que também já foi entregue em vários outros municípios da região.

Um dos principais itens que constam da minuta é a instalação de portas giratórias tanto dos caixas eletrônicos para a agência, quanto da rua para os caixas eletrônicos. Essa medida é necessária, pois 30% das transações das agências acontecem nos caixas eletrônicos. Outra necessidade ligada a este fator, é a de aumentar a segurança não só dos clientes, mas também dos funcionários. Zezé ofereceu total apoio à minuta, que será transformada em projeto de lei, e já a encaminhou ao departamento jurídico da Casa, para serem tomadas as providências necessárias.

O objetivo principal da criação do projeto de lei é o de presar cada vez mais pela vida dos funcionários e clientes, uma vez que as agências têm uma maior proteção para o dinheiro que fica guardado. O projeto ainda prevê a instalação de câmeras internas e externas, assim como o monitoramento fora da agência 24 horas por dia. Outra proposta é a blindagem da fachada de vidro das agências para armas de até calibre 45, e construção de biombos e divisórias entre os caixas para evitar as famosas "saidinhas de banco".

O projeto também ressalta a importância dos vigilantes exercerem apenas a função de vigilância, pois em muitos casos, eles ajudam os clientes, auxiliam-os em suas dúvidas, repassam informações, enfim, exercem na maioria das vezes a função de atendentes de banco, o que segundo o projeto não é o correto, pois essas ações  podem distrair o vigilante, tirando sua atenção do foco principal que seria a segurança da agência.

Segundo Jeferson, existe um receio por parte dos municípios com relação à aprovação de projetos de segurança em bancos, pois há alegação de que o Banco Central é o responsável em ditar as normas nas agências. Porém, o Sindicato entende que o Banco Central é o responsável apenas pela circulação da moeda, mas o controle físico pertence ao Município, pois este sim é o responsável pelo uso e ocupação do solo.

Ao final da reunião, Zezé afirmou que “O Legislativo Hortolandense apoia integralmente o projeto, visando não apenas a segurança do dinheiro nas agências do município, mas principalmente dos funcionários e clientes, o que com certeza irá melhorar em muito o atendimento à população, passando a sensação de maior segurança à todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário