terça-feira, maio 31, 2011

AQUI, O PASTEL NÃO É DA FEIRA

Por Stephânia Walker
faninhawalker@hotmail.com

Não há quem resista um pastel quentinho, sequinho e cheio de recheio. Você seria capaz?

Todo mundo sabe que o pastel mais cobiçado é o da feira, não importa se em São Paulo, Campinas, ou Ribeirão Preto. O bom mesmo é comer aquele pastel feito na hora. Mas em Monte Mor, a tradição é outra e tem endereço certo. O pastel mais famoso e delicioso há mais de duas décadas está na Pastelaria do Fuia.

E não pense que se você chegasse lá até o ano passado encontraria um recinto espaçoso, com várias mesas e cadeiras para se acomodar e saborear o melhor pastel da cidade. Está muito enganado. Durante 19 anos, a pastelaria funcionava em um trailer no centro da cidade. As pessoas faziam o pedido no balcão e se espalhavam pelas guias das calçadas, ou esperavam dentro dos carros até o pedido ficar pronto; o que não significava uma longa espera, pois o atendimento é eficientíssimo na rapidez, além da cordialidade.

Porém, no ano passado, a prefeitura de Monte Mor não renovou os alvarás de funcionamento de trailers e bancas de revistas. Segundo o secretário de Administração, Trânsito e Mobilidade Urbana - Carlos Gustavo Ronchesel –, “a administração pública decidiu não mais renovar alvarás de funcionamento bem como manter as autorizações de utilização de espaço público, vindo assim a promover a desocupação do solo que pertence à toda municipalidade.” E continuou: “A administração pública não está proibindo os cidadãos de exercerem atividades comerciais neste seguimento, porém devem se instalar em solo particular e estar dentro das normas técnicas exigidas para cada seguimento (alimentos, revistas, entre outros), com certeza terão seu Alvará de Funcionamento.” O principal objetivo da Prefeitura é o cumprimento do projeto de reurbanização da cidade.

Nesse quadro de mudanças, a Pastelaria teve de se adaptar; e depois de 19 anos com endereço certo, não houve alternativa. Ou seguia as novas normas, ou fechava as portas.

Conseguiram então um endereço perto dali e se restabeleceram. Ao contrário do que se imaginava, obtiveram um sucesso maior entre a clientela. “O novo espaço é mais confortável para nós e para os clientes que se sentem mais à vontade”, afirmou Cristina que é proprietária junto com seu esposo Júlio César – o Fuia. “Antes, os clientes nunca pediram para colocarmos mesas e cadeiras, tudo funcionava muito naturalmente, por isso tivemos receio quando mudamos para o novo endereço, mas a mudança não afetou em nada, só melhorou. Ainda tem aquelas pessoas que pegam o pastel e vão sentar na calçada, como sempre fizeram. Mas a maioria fica por aqui mesmo”, completou.

Com ou sem cadeiras, o certo é que ninguém resiste à receita que segue por mais de 20 anos. São mais de 50 sabores no cardápio e o cliente ainda pode combinar os ingredientes que preferir. Outro personagem principal é o molho, que não é encontrado em nenhum outro lugar. A receita é guardada a sete chaves; pertencia a uma conhecida da família, que fornecia o molho pronto, mas devido ao aumento da demanda, ficou inviável e ela vendeu a receita para Cristina, que mantém o segredo, deixando apenas como dica que o molho é à base de vinagrete, catchup entre outras iguarias.

Na dúvida, não tente fazer em casa. Passe na Pastelaria, que fica na Rua do Cruzeiro nº 16 A, no centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 17:00h as 22:30h e bom apetite!

 Novas instalações da Pastelaria.

 Endereço antigo, mas já revitalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário