quarta-feira, novembro 24, 2010

O lado infernal da internet

RAFAEL MONTEIRO

A internet é vista como um inferno para muitas pessoas que foram vítimas dela. A internet é um meio interativo de se comunicar com um mundo no qual não podemos alcançar facilmente, pois é uma forma de mantermos informados, atualizados e conectados ao mundo exterior (outros países e culturas), e também para aprender. Mas muitos não conhecem o perigo que se passa na internet quando não se tem o cuidado com o que se expõe nela. De acordo com uma pesquisa feita há quatro anos, 8% dos menores que tem seu e-mail aberto a todos na internet, mais de 5% foram assediados por conhecidos na grande rede. 76,2 % dos menores de idade acessam a internet sem a supervisão de um adulto, e a maioria deles, com a intenção de conhecer outras pessoas em salas de bate-papo, e a minoria usa a rede para buscar conhecimento.

As páginas mais visitadas são o Google, Hotmail, Messenger, Facebook e Orkut. Hoje, a sensação da internet é o Twitter, que vem crescendo em número de acessos a cada dia, ganhando um sem número de adeptos. Mas a internet não revela o perigo apenas com menores; muitos adolescentes e adultos acabam sendo enganados por infratores da web, principalmente quando estão procurando relacionamentos com pessoas que jamais viram na vida, recebendo informações falsas e manipuladoras. Dessa forma, marcam encontros na grande rede e depois desaparecem sem deixar rastros, ou melhor, até deixam rastros, mas de destruição, seja na conta bancária, ou mesmo na vida sentimental da pessoa envolvida.

Além do risco de se conhecer alguém potencialmente perigoso, a internet pode oferecer também o vício em jogos on line, em que pessoas passam mais que 24 horas conectadas, tornando um mundo digital seu mundo "real", se esquecendo do mundo real, esse, sem aspas. Isso torna as pessoas alienadas, prejudicando o convívio social. Aliás, não há, nesse caso, qualquer tipo de vida social.

Muitas vítimas da internet não são apenas os que vivem conectados a ela diretamente. Muitas pessoas acabam por ser prejudicadas com vírus recebidos através de jogos e links falsos, causando uma perda de arquivos pessoais em seu computador. Nos jogos on line, há pessoas virtuais, espadas, armaduras e outras tantas coisas valiosas, mas que escondem a intenção dos chamados trojans, que buscam roubar as senhas de usuários para vender seus dados a outros oponentes.

Há muitos produtos falsos em evidência na grande rede, como relógios, eletroeletrônicos, propagandas de remédios... Embora haja ameaças comuns a todos os lugares do planeta, até mesmo os e-mails que se utilizam de iscas como mensagens de banco, sites de relacionamento e até mesmo intimações judiciais, buscam ludibriar o usuário que padece da falta de informação e conhecimento.

A internet é um instrumento público, uma ferramenta fantástica a bem da humanidade. Mas deve ser usada com responsabilidade, cuidado e muita precaução, uma vez que a grande rede pode ser amiga e inimiga ao mesmo tempo. Só depende de você, amigo leitor, saber para qual lado seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário