quinta-feira, novembro 25, 2010

1º de Dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS

GISLENE SIMÃO

Breve explanação do livro Caminhos PositHIVos, da autora Gesiane Simão

Dia 1° de Dezembro é o dia mundial do combate à AIDS, e é nesse período que o mundo une forças para a conscientização sobre a doença. O Dia Mundial de combate à AIDS já existe desde o final dos anos 80; próximo a essa data, várias campanhas de conscientização são lançadas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), no fim de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus HIV. Uma doença que ainda não tem cura e que leva milhões de pessoas a mudarem suas rotinas.

Neste ano de 2010, uma jovem estudante do 8° semestre de jornalismo, em plena época de conclusão de curso, resolveu abordar esse tema tão polêmico através de um livro, publicado a apenas uma semana e lido por mim em apenas uma hora. Ele conta a emocionante história de uma família a partir de um diagnóstico de HIV. A jovem jornalista baseou seu livro através de pesquisas e histórias reais. O livro conta a vida de Clara desde a infância até seu diagnóstico do HIV, sua vida muito sofrida cheia de angustia, no qual tem que sofrer uma drástica mudança perante essa nova fase.

Um livro emocionante, com um tema tão abordado à época do Dia Nacional de Combate à AIDS, e ainda muito discriminado por pessoas leigas no assunto.

Acompanhei de perto essa jovem jornalista e seu inferno diário para concluir seu livro até 19 de novembro.
Foram muitas as pesquisas e as tardes de finais de semana escrevendo e relutando consigo mesma. Pensei muito para escrever esse relato, não havia lido o livro até que nesta quarta-feira (24) peguei e comecei a folhear cada página. Foi maravilhoso, descobri nessa jovem um espírito novo; aí nasce uma escritora, pois não consegui parar de ler sequer um momento, nem para responder aos meus amigos no MSN.

Foi perfeito, e percebi que o inferno que essa jovem havia passou vai lhe proporcionar colher muitos frutos através do seu livro, pois ajudará muitas famílias que podem passar um dia por essa situação, e que elas possam descobrir nesse livro a essência da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário