domingo, outubro 17, 2010

Aos mestres com carinho

TONY CLAYTOM

Retrato do professor "bem tratado" no Estado de São Paulo
Crédito: Clayton Souza/Agência Estado

Amigos: comemoramos na última sexta-feira (15) o dia do professor. Mas novamente faço a vocês uma pergunta já feita  há alguns textos atrás: os professores verdadeiramente tem o que comemorar?

O total descaso e o desrespeito com os mestres do nosso país têm deixado bem claro que, exceto pelo carinho dos seus respectivos alunos, há um notório desrespeito ao professor! Nada têm a comemorar esta classe trabalhadora que tanto tem a nos oferecer.

Amigos, sabedoria infelizmente é algo que só aprendemos com o tempo. Além do trabalho mestre-filosófico dos professores, muito eles nos dão com a sua imensa sapiência, pois a experiência de seu rico trabalho faz com que, além de nos ensinar as disciplinas escolares, eles sejam também como psicólogos, já que a psicologia acima de tudo é de suma importância para o trabalho desses profissionais, bem como a paciência.

Pois bem professores; gostaria de aqui neste espaço reflexivo, desejar a todos vocês um dia de muito respeito, carinho, compreensão, melhores salários e melhores condições de trabalho. E que o que aqui desejo não seja única e especificamente para esta data, mas sim para todo o sempre.

Como já cantou Leci Brandão na canção de sua autoria  chamada ‘Anjos da guarda’: "Na sala de aula é que se forma um cidadão, na sala de aula é que se muda uma nação, na sala de aula, não há idade nem cor, por isso aceite e respeite o seu professor".

Pensem nisso...

A vida vai a todo vapor!

Abraço 


quarta-feira, outubro 06, 2010

Mais um bamba que se vai

Tony Claytom

Amigos. Hoje, usarei este espaço de reflexão única e exclusivamente para falar sobre o falecimento de um dos grandes ícones da capital paulistana. Morreu na madrugada de domingo para segunda-feira o seu Nenê.

Seu Nenê da Vila Matilde era um símbolo do samba paulistano e quiçá do Brasil, vindo das mais profundas raízes do samba. Seu Nenê era contemporâneo de sambistas como Geraldo Filme, Inocêncio, Thobias, Talismã, todos esses vindos da paineira verde e branca da zona norte de São Paulo, a Escola Camisa Verde e Branco, além, é claro, do grande Adoniran Barbosa, que completaria cem anos se ainda estivesse em vida.

Seu Nenê contribuiu entre outras coisas com vários trabalhos sociais na comunidade de Vila Matilde, levou sua escola do coração da qual era patrono a ser a primeira escola de samba paulistana a desfilar, na famosa Marquês de Sapucaí, no já distante ano de 1984.

Parafraseando aqui uma estrofe de um samba do compositor Tião Pelado, chamado Adeus de um Poeta, e gravado por diversos artistas, estrofe essa que diz: "Se foi ao mundo inteiro disse adeus é triste mais foi mais um bamba que o mundo samba perdeu...”

Seu Nenê, vá em paz, e que Deus dê ao senhor o Reino da Glória.

Infelizmente esse é o ciclo da vida...

Abraço a todos!

sábado, outubro 02, 2010

Políticos: mais respeito com os idosos do Brasil!

Tony Claytom

Comemora-se em 1º de outubro o dia do idoso. Mas desde já, faço a pergunta: o idoso realmente tem o que comemorar no nosso país?

Amigos, numa sociedade onde a erva daninha da discriminação insiste em florescer, os idosos são mal tratados, mal vistos e até marginalizados no Brasil. Sociedade esta que não vê ou se faz de cega quanto à imensa contribuição que os cidadãos da melhor idade do nosso país nos dão a cada dia, através de sua vivência e grande sabedoria.

Há alguns textos atrás, dissertei aqui neste espaço de reflexão sobre os aposentados que durante anos contribuíram com a Previdência Social e agora, na hora da retribuição, são deixados de lado, recebendo benefícios vergonhosos. Ou seja, até nesses momentos os idosos brasileiros são discriminados. Deixo outra pergunta aqui: o que faz o povo brasileiro em defesa dos direitos dos idosos?

Estamos em vivendo a época de eleições, quando decidiremos o futuro do Brasil, e é quando vemos e ouvimos propostas dia sim dia também no famigerado horário eleitoral. Promessas essas que são esquecidas tão logo os candidatos são eleitos. Vide a imensa fila que se vê no INSS.

Pois bem. Fica aqui a reflexão para vocês, e de minha parte peço respeito com aqueles que muitos nos ensinaram e muito tem a nos ensinar. Deixo minhas felicitações aos idosos pelo seu dia, em especial há um que tamanha importância tem neste meu processo acadêmico: Professor Vendramim, um grande homem e grande educador.

Vida longa à velha guarda.

Pensem nisso e votem com consciência

A vida segue...

Abraço a todos